Centro de Apoio NSSC

Objetivo

Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração

 

O Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração, é uma Instituição Civil, Filantrópica, de caráter beneficente, fundada em 1948, mantida pelos Missionários do Sagrado Coração, da Província de São Paulo, dirigida pelas Irmãs Religiosas da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

A Entidade está situada no Bairro Vila Poddis, em Itajubá, sul de Minas Gerais. Até dezembro de 2001, funcionava em regime de Internato (Abrigo), atendendo meninos órfãos e em situação de vulnerabilidade humana e social, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Fórum.

Desde janeiro de 2008, transformou-se em Programa de Apoio Sócio educacional, a meninos e meninas com faixa etária escolar dos 06 aos 13 anos e 11 meses de idade, no contra turno escolar e residentes nos bairros adjacentes da Entidade. Neste ano de 2012 estamos atendendo 101 crianças e aproximadamente 600 famílias.

Quem são os beneficiados?

A parcela da população beneficiada pela entidade é de baixa e/ou sem renda, desprovida de recursos necessários ao crescimento e à formação dos filhos, que contribuem para o pleno desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania. Mediante as visitas domiciliares, atendimentos individuais e entrevistas constataram que as famílias, são constituídas de mãe e filhos, e na sua maioria, a figura do pai é ausente.

A mãe, por sua vez, precisa trabalhar para sustentá-los e não há serviços públicos de Núcleo sócio educativo suficiente para proteção de seus menores enquanto trabalha ou procura emprego.

É justamente para essa parcela da população, que o Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração preocupou-se em desenvolver um trabalho, através de projetos e oficinas pedagógicas, pautado sob os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, Leis de Diretrizes e Bases – LDB, que garantam através da acolhida: educação, alimentação, orientação familiar, proteção básica e desenvolvimento pleno de habilidades e competências para que as nossas crianças e adolescentes se tornem cidadãos e ajam como sujeitos construtores de suas vidas e da sociedade.

Objetivo

Nosso principal objetivo não é apenas oferecer um local para que as crianças e adolescentes passem parte do seu tempo, temos como missão contribuir com as famílias na formação moral e religiosa de seus filhos, como o respeito ao próximo, solidariedade, justiça, amor, para que proporcionem uma melhor qualidade de vida no convívio individual e coletivo.

Buscamos nestas crianças e adolescente além do desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento humano (espiritual, social, cultural, tecnológico e emocional), para que aprendam a respeitar o meio ambiente e social em que vivem, e desenvolvam assim atitudes de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva.

Buscamos não apenas que descubram suas habilidades artísticas, esportivas, musicais, mas principalmente as habilidades cotidianas, que os ajudem a viver de forma organizada, com disciplina, visando desde já à iniciativa de resolução de problemas para uma futura emancipação.